Ir direto para menu de acessibilidade.
Integridade Pública

Gestão de riscos é o tema de abril da campanha de integridade pública - confira o conteúdo

Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da Unidade de Gestão de Integridade (UGI), divulga, neste mês de abril, mais um conteúdo da campanha de conscientização "Programa de Integridade", da Controladoria-Geral da União. A iniciativa visa reforçar a ética e a transparência nas atividades institucionais e acadêmicas da universidade, promovendo a prevenção e combate à corrupção, fraudes e desvios de conduta. Neste mês, a temática é a Gestão de Riscos.

Criada em 2023, a UGI atua no apoio e assessoramento à Reitoria em questões relacionadas ao programa de integridade da Universidade. A unidade integra o sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal (Sitai).

Para mais informações sobre as campanhas e ações da Unidade de Gestão da Integridade (UGI), acesse o site ugi.ufla.br ou entre em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (35) 3829-3126.

A gestão de riscos para a Integridade Pública

Essa é uma ferramenta preventiva para a identificação e avaliação de comportamentos que ameacem o interesse público. Tem o objetivo de desenvolver e implementar medidas e controles para mitigar ou eliminar a ocorrência desses comportamentos.

O gerenciamento de riscos apoia as organizações do setor público para que alcancem suas metas e objetivos. O princípio da gestão de risco para a integridade centra-se em preservar a integridade no setor público. Isso significa incorporar objetivos de integridade às políticas e práticas de controle interno e gerenciamento de risco já existentes.

Um sistema projetado para salvaguardar a integridade deve ter:
➡️ Ambiente de gerenciamento de risco para a integridade;
➡️ Abordagem personalizada para a gestão de risco e avaliação de risco de integridade;
➡️ Monitoramento e avaliação da gestão do risco para a integridade;
➡️ Procedimentos consistentes e responsivos no âmbito do controle interno e gestão de riscos;
➡️ Função de auditoria interna que forneça garantia e consultoria independente e objetiva para fortalecer o controle interno e a gestão de risco de integridade.

A implementação desses componentes exige uma série de atores no governo, em sentido amplo, institucional e individual.

No nível institucional, as políticas e processos de controle interno e gestão de risco fornecem à administração segurança razoável de que a organização está atingindo seus objetivos de integridade e gerenciando seus riscos de forma eficaz.

Os componentes do controle interno e da gestão riscos também estão presentes no nível individual: muitos padrões exigem o compromisso pessoal de agentes públicos para a integridade e a adesão aos diversos códigos de conduta.

Desenvolver uma cultura de integridade e de intolerância a comportamentos não alinhados ao interesse público passa pela implementação de uma abordagem estratégica, baseada em riscos e focada em evitar ou prevenir sua ocorrência.

Os riscos para a integridade pública são quaisquer vulnerabilidades de um indivíduo, instituição ou processo de trabalho que aumente a chance de ocorrência de comportamentos que possam ter efeitos negativos para a cultura de integridade.


Fonte: Ana Elizam Alvim - Diretoria de Comunicação