A Universidade Federal de Lavras (UFLA) publicou a 3ª Edição do Plano de Integridade, vigente de 2025 a 2027. O documento, elaborado pela Unidade de Gestão de Integridade e Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação (UGI/AMLAI), reflete as diretrizes da Controladoria-Geral da União (CGU) e reafirma o compromisso com a ética, a integridade pública e as boas práticas de governança.
De acordo com a CGU, o objetivo é garantir que toda a comunidade universitária e o público em geral tenham acesso às diretrizes que orientam as ações preventivas e de integridade da Instituição. A comunidade está convidada a acessar o documento e se envolver ativamente nas discussões. A participação de todos é fundamental para o sucesso das iniciativas.
De acordo com a coordenadora da UGI, Flávia Reis de Souza, o Plano de Integridade "é um dos pilares para o fortalecimento de uma cultura institucional orientada pela ética e pela transparência no ambiente de trabalho”. Com vigência trienal, o documento contempla um conjunto de ações estruturadas e progressivas, que serão implementadas de forma sistemática, permitindo o monitoramento contínuo e os ajustes necessários à consolidação dos objetivos institucionais propostos.
Alinhado às diretrizes da CGU e aos paradigmas contemporâneos de uma gestão pública responsável, o plano visa estabelecer normas e procedimentos voltados à prevenção, detecção e remediação de práticas como corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos. Nesse contexto, promove a probidade administrativa, a responsabilidade institucional e o compromisso com o interesse público.
A nova edição reforça a vinculação direta entre as ações de integridade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, evidenciando o engajamento da universidade com os princípios da governança democrática, da justiça social e da sustentabilidade. Entre os ODS prioritariamente contemplados, destacam-se: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), ODS 15 (Vida Terrestre), ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
O Plano de Integridade da UFLA estrutura-se em cinco eixos temáticos com focos específicos:
-
Controle da Qualidade do Uso dos Recursos Públicos
-
Integridade nas Relações entre Universidade e Setor Privado
-
Transparência e Governo Aberto no Ambiente Universitário
-
Combate à Corrupção
-
Fortalecimento Institucional de Integridade
Segundo a coordenadora, a nova edição do Plano de Integridade representa “um avanço significativo na atuação colaborativa voltada à consolidação de uma cultura de integridade, envolvendo diversas instâncias da UFLA que atuam de forma integrada na promoção de práticas institucionais cada vez mais éticas e transparentes. O documento também desempenha um papel estratégico na transformação cultural e organizacional, ao incentivar a internalização de valores que orientam a atuação no serviço público com responsabilidade, comprometimento e elevado padrão de excelência", conclui.