A Comissão Permanente de Promoção e Acompanhamento da Política Contra Assédio da Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoveu, nos dias 26 de março e 1º de abril de 2025, uma ação formativa com foco no tema “Assédio na Administração Pública”. A iniciativa, conduzida pela professora Thaís Fernanda Tenório Sêco, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e integrante da comissão, teve como propósito ampliar o conhecimento sobre o tema e fortalecer práticas preventivas no contexto acadêmico e administrativo.
Durante a capacitação, os participantes puderam discutir conceitos fundamentais, reconhecer as diversas manifestações de assédio e refletir sobre estratégias eficazes de prevenção, acolhimento e resolução de situações que comprometem a integridade das relações institucionais. O conteúdo abordado também incluiu aspectos legais e os direitos de servidores e estudantes diante dessas ocorrências.
Participaram da atividade os seguintes membros da comissão: Flávia Morais Campos, da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil; Flávia Alvarenga Fernandes Bruzi, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas; Flávia Reis de Souza, da Unidade de Gestão da Integridade; Débora Cristina de Carvalho, da Unidade Setorial de Correição; Lílian Gonçalves Teixeira, da Faculdade de Ciências da Saúde; Gabriela Rodrigues Sampaio, da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária; Amanda Castro Oliveira, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas; Thaís Maira Machado de Sá, da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras; Joelma Pereira, da Escola de Ciências Agrárias de Lavras; Luciana Barbosa de Abreu, da Escola de Engenharia; Juliana Nunes Santos, do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação; e Giovana Augusta Torres, do Instituto de Ciências Naturais.
Instituída pela Portaria da Reitoria nº 36, de 9 de janeiro de 2025, a Comissão tem atuado de forma constante para fomentar um ambiente acadêmico mais seguro, inclusivo e respeitoso. A realização de atividades como essa reafirma o compromisso da UFLA com a ética, o cuidado institucional e a promoção de uma cultura baseada no respeito mútuo e na integridade.
Fonte: Greicielle Santos - DCOM/UFLA